Projeto “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais”: Ex-prefeito Lauro Correia é homenageado pela Seduc

A Secretaria Municipal de Educação, à frente a professora Altair Marinho, realizou na última sexta-feira a culminância da 2ª etapa do Projeto  “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais de Parnaíba”, contemplando, inicialmente, as Escolas Benedicto dos Santos Lima, Escola Roland Jacob, onde foi feita a entrega do “Laurel de Educação de Qualidade Francisco de Assis de Moraes Souza”, a alunos  de várias escolas da Rede Municipal de Ensino e Escola Municipal Dr. Lauro Correia, onde foi feito uma grande homenagem ao ex-prefeito parnaibano que, aos 93 anos, se fez presente à solenidade, acompanhado dos filhos Israel Correia e Gardênia Correia.

Na ocasião o prefeito Mão Santa, que se fazia presente junto com alguns assessores,  aproveitou para também fazer a entrega da Medalha e do Diploma do Mérito Municipal ao ex-prefeito e professor universitário aposentado, Lauro Correia, que muito emocionado elogiou a administração municipal e agradeceu a homenagem. Mão Santa discorreu sobre a vida do homenageado, afirmando que a outorga daquela comenda não era do prefeito, mas o reconhecimento da história da cidade ao homem que deu à Parnaíba sua bandeira, o hino e o brasão.

Foram projetados depoimentos dos dois filhos e de alguns alguns amigos do homenageado, juntamente com apresentações de número artísticos, a cargo de alunos,  que apresentaram um histórico da vida do homem que dá nome à escola, à qual ele ainda visita periodicamente, não obstante a idade avançada. O filho do homenageado, Israel Correia, em seu discurso, disse do orgulho que sentia do pai, com o qual não conviveu como deveria em seus primeiros anos de vida, pelo fato de Lauro Correia por muito tempo haver trabalhado 3 turnos, tendo começado sua vida profissional na firma Moraes S/A, tendo ainda presidido a Federação das Indústrias do Piauí e haver integrado o grupo de empreendedores que trouxeram a Parnaíba o primeiro curso superior de administração de empresas do Piauí.

De acordo com a professora Altair Marinho, a culminância plena do Projeto se dará ainda numa 3ª etapa, em praça pública, em data ainda a ser definida. Após, será confeccionado um livro com todos o histórico de vida dos vultos que deram nome aos estabelecimentos de ensino da cidade.

“Com isso vamos atingir o  objetivo do nosso projeto que é fazer o resgate da história dos grandes vultos que dão nomes às escolas do município, ​​preservando suas identidades, o respeito e o valor desses grandes nomes que fizeram a história sociológica de Parnaíba e/ou do país, o que achamos essencial para o conhecimento da comunidade escolar, bem como para a sociedade de uma forma geral”, frisou a secretária.