Prefeitura Municipal de Parnaíba

Prefeito Mão Santa recebe certificações do Mapa do Turismo Brasileiro, COMTUR e IGR-Delta

 

Na manhã desta sexta-feira (19/04), o prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, recebeu do Ministério do Turismo – MTur as certificações referentes ao Mapa do Turismo Brasileiro – SISMAPA, Conselho Municipal de Turismo –COMTUR e Instância de Governança Regional do Polo Costa do Delta – IGR-DELTA.

As certificações foram entregues ao gestor municipal pelo Superintendente Superintendência de Turismo (SUPTUR), Joaquim Vidal, que destacou a grande importância para o município de Parnaíba, pois as certificações credenciam o credenciando o município a receber recursos do Governo Federal para aplicação de projetos de desenvolvimento do turismo. O Superintendente de Turismo de Parnaíba destaca que as certificações são resultado do trabalho que a Prefeitura de Parnaíba desenvolve desde que o prefeito Mão Santa assumiu em 2017, e determinou que os trabalhos na área fossem intensificados para potencializar o turismo no município.

As certificações são um atestado chancelado pelo Ministério do Turismo de que o trabalho da gestão Mão Santa está superando os resultados planejados. Entre as principais ações estão: reativação e ampliação do Conselho Municipal de Turismo; reinserção do município de Parnaíba no Sistema do Mapa do Turismo Nacional – SISMAPA; criação da Instância de Governança Regional; contratação junto a FADEX/UFDPar o Inventário Turístico (ainda em construção); fase de estudo para contratação do Plano Municipal de Turismo; criação da Lei Municipal de Ordenamento da Atividade Turística (ainda será votada na Câmara de Vereadores).

O Superintendente de Turismo ressalta, ainda, que a participação do SEBRAE-PI foi essencial na elaboração de projetos e políticas públicas, e para várias conquistas alcançadas no trabalho de fortalecimento do turismo em Parnaíba e região.