Prefeitura Municipal de Parnaíba

Prefeitura de Parnaíba e ICMBio se unem para ampliar conscientização ambiental nas escolas do município

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou (20/04) um encontro para a implantação do NEA – Núcleo de Estudos em Agroecologia, no Centro de Qualificação Profissional Jeanete Souza, com a presença de gestores, representantes do ICMBio, professores da Rede Municipal de Ensino e colaboradores. No evento foram empossados os integrantes do NEA.

O principal objetivo do NEA/Parnaíba-PI é planejar e desenvolver ações educativas no âmbito da rede municipal de ensino, criando as condições de desenvolver uma consciência crítica acerca da realidade vivida, pautada em princípios e valores éticos que promovam a vida, em sua diversidade. O sociólogo e doutorando em Relações Interculturais, Fernando Gomes, servidor do ICMBio, proferiu uma palestra com o tema “A Educação Ambiental como instrumento do alargamento das liberdades humanas”, com o objetivo de mostrar a importância de disseminar o diálogo sobre a consciência ambiental para os estudantes das escolas municipais de Parnaíba.

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

Participaram do encontro a secretária municipal de Educação, Fátima Silveira; gestores da SEDUC municipal, representantes do ICMBio, estudantes das escolas municipais, técnicos, diretores e professores.