Problemas surgidos com transporte escolar em Parnaíba serão discutidos em audiência pública na Câmara Municipal

Reunidos na tarde de ontem com a secretária municipal de educação, Altair Marinho e com o secretário de governo, Carlos Eduardo, um grupo de vereadores decidiu ampliar a discussão em torno de problemas decorrentes da falta de contrapartida do governo do estado, no que tange ao transporte escolar em Parnaíba, em virtude de ser apenas o município quem atualmente está com a responsabilidade pelo transporte de alunos para suas escolas. “Hoje, 70% dos alunos que o município transporta pertencem à rede estadual de ensino”, informou a secretária Altair.

O vereador Reinaldo Filho sugeriu, na ocasião, que fosse realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal, a fim de que o assunto seja compartilhado com a população e os meios de comunicação, por se tratar de um assunto de extrema importância. “Temos que discutir isso agora, no período de recesso escolar, porque é necessário que nossos jovens sejam mantidos em suas escolas, evitando que fiquem nas ruas, fortalecendo os índices de violência e de viciados”, pontuou. Todos os demais vereadores presentes concordaram que a audiência seja realizada dia 6 de dezembro, no horário regimental, às 19h30min.

Por conta do grande número de alunos nos ônibus “há casos de constrangimento às apoiadoras, afora outros problemas igualmente graves”, denunciou a secretária. Ela disse também que quando falta o transporte em algumas escolas, mesmo sendo da rede estadual, a culpa recai apenas sobre a prefeitura. “E isso deve ser compartilhado, porque o Estado também recebe dinheiro para o transporte escolar”, salientou.

Na mesma reunião foram tratados ainda diversos outros temas ligados à educação, inclusive, sobre o compromisso do prefeito de fazer da educação pública municipal um modelo para o Nordeste. A Secretária Altair, por exemplo, citou como referência, a Escola Municipal Benedito dos Santos Lima, que nem de transporte escolar precisa, por ter como clientela alunos residentes nas imediações. “Temos que pegar as melhores diretoras, ouvi-las e chamá-las para fortalecerem este propósito”, concluiu.