Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito envia advertência à COOPERTRANP

Após constatar uma série de irregularidades em veículos da COOPERTRANP – Cooperativa de Transporte Alternativo e Autônomo de Parnaíba, o Secretário municipal de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança, Maurício Machado, enviou na semana passada uma advertência à referida Cooperativa, onde pede a obediência às normas vigentes, com relação à itens de segurança que não vinham sendo observados.

De acordo com o secretário, foram constatados em alguns micro-ônibus e ônibus que circulam fazendo o transporte coletivo no município, carros com pneus carecas, bancos rasgados, motoristas sem fardamento, carros sem asseio,  enfim, desobediência  ao que prevê a lei.

“Demos um prazo para que a Cooperativa tome as providências devidas, para depois iniciarmos uma  vistoria individual em todos os veículos em operação no sistema de transporte coletivo, conforme nos assegura o art. 48 da Lei nº 2.624 de 10 de maio de 2011 que elucida: “Os veículos em operação deverão ser mantidos em perfeito estado de funcionamento, conservação e asseio”.

De acordo ainda com Maurício Machado, “após a vistoria pela Secretaria, verificando o não atendimento desta notificação, as providências punitivas serão adotadas”. Mas, segundo ele, o presidente da COOPERTRANP,  José Rodrigues, foi compreensivo com relação à advertência e  prometeu tomar providências.

MELHORIAS

Com relação à recente ação educativa, promovida pela Secretaria, com o apoio da Guarda Civil Municipal, com vistas a melhorar o trânsito nas imediações do Colégios das Irmãs, no horário de embarque e desembarque de alunos, disse o Secretário  Maurício que o projeto já foi elaborado, com o apoio de técnicos da Secretaria  e será levado à apreciação da Diretora do Colégio.

“Nossa intenção é acabar com o caos que existe ali, na hora da entrada e saída dos alunos, sinalizando o local, corrigindo erros existentes em 3 faixas de pedestres  no mesmo local, tomando as providências para que sejam evitados conflitos de trânsito naquela área”, disse  Maurício Machado, que assegura que iguais providências serão tomadas em outros locais onde há também problemas de tráfego em horários de pico.