Prefeitura e Corpo de Bombeiros preparam ações preventivas contra consequências fortes chuvas no município

A prefeitura de Parnaíba, através da superintendência da Defesa Civil, reuniu-se na manhã de hoje (11), no auditório da Federação das Indústrias, com o Corpo de Bombeiros e representantes da Polícia Militar, Tiro de Guerra, EMPA, secretarias de infraestrutura, Saúde, dentre outras, com o intuito de formar um grupo de Ação Integrada para o atuar contra os riscos de enchentes, socorrendo também eventuais vítimas de alagamentos.

De acordo com o Major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, que vai coordenar o grupo, junto com a Defesa Civil, assim como a secretaria de infraestrutura na pessoa da Secretária Gracinha Moraes Souza, “após as 6 horas de chuvas do último sábado já detectamos 11 pontos de alagamentos. Mas, nos últimos 8 meses a administração Mão Santa fez um excelente trabalho de infraestrutura, que tem ajudado a diminuir o fluxo das águas”, destacou.

Segundo informou Major Rivelino, “vamos procurar locais para alojar famílias, como centros esportivos, locais sociais, do município e do Estado, retirando as pessoas de áreas de risco, quando se fizer necessário. Isso é porque se houverem 4 chuvas como a de sábado serão necessários locais para que as famílias alagadas tenham para onde ir”.

O Diretor Operacional da EMPA, Paulo Pinto, solicitou na ocasião o apoio de todos para que haja um trabalho integrado, posicionamento compartilhado pela secretária de infraestrutura e serviços urbanos, Gracinha Moraes Souza. Segundo ela, por determinação do prefeito Mão Santa já existe todo um trabalho sendo feito, levando em conta os problemas ocorridos nos dois últimos invernos. “Todas as áreas já estão mapeadas e estamos agilizando todo o esquema do ano passado para entrar em ação quando necessário. Mas que todos se integrem: Bombeiros, Polícia Militar, Serviço Social, infraestrutura, porque não adianta dizer que está participando do grupo e não aparecer na hora”, comentou.

O Major Rivelino informou também que amanhã vai estar em Teresina, numa reunião com o Comando geral do Corpo de Bombeiros, quando verá a possibilidade de serem enviados mais homens para compor a equipe local.

Texto: Bernardo Silva

Fotos: Bernardo Silva/Vanusa Costa