Terceira Noite do “São João nos Bairros” levou a Cultura Popular ao Bairro Piauí
A descentralização do Festival São João da Parnaíba que desde 2017 acontece em diversos Bairros da cidade e também na zona rural, não somente possibilita que um número maior de pessoas assistam as apresentações culturais, como também tem fomentado a economia informal, com a comercialização de lanches e outros produtos, possibilitando a geração de renda para os pequenos comerciantes da cidade.
O Folguedo de São João teve inicio no dia 05 de Junho e seguirá nos Bairros até o dia 25, quando será realizada a 22ª edição do “São João da Parnaíba”, festival que foi recentemente reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Piauí, graças a uma lei aprovada pela Deputada Estadual Gracinha Mão Santa. O Festival acontecerá do dia 26 até o dia 30 de Junho, no Quadrilhódromo, na Praça de Eventos Mandu Ladino.
As apresentações da terceira noite foram realizadas na Quadra Poliesportiva Edvaldo Carvalho, situada na Rua Itaúna, no Bairro Piauí, e contou com a presença de Arlindo Leão (Superintendente Municipal de Cultura), Neta Castelo Branco (líder do governo na Câmara) e Venilcia Rodrigues (Presidente do Conselho Municipal de Educação). O evento também atraiu um grande público, evidenciando o sucesso e a importância da ocasião para a comunidade local.
A Banda Simplício Dias da Silva, resgatada do ostracismo pelo Prefeito Mão Santa no início do seu segundo mandato, em 2017, foi responsável pelo fundo musical da noite, apresentando um repertório diversificado. Após a performance da banda, alunos e alunas da Escola CAIC Fundamental realizaram sua apresentação. Finalizando à noite, se apresentaram a Quadrilha Fogo de Palha Adulto e o multicampeão Bumba-Meu-Boi Estrela Cadente Adulto.
Programação Completa:
– 08/JUN – Santa Luzia;
– 09/JUN – Catanduvas;
– 10/JUN – Ilha Grande de Santa Isabel;
– 11/JUN – Tabuleiro / Céu das Artes;
– 12/JUN – Praça do Amor;
– 13/JUN – Alto do Batista / Assentamento Cajueiro;
– 14/JUN – Brother-ville / Baixa da Carnaúba;
– 15/JUN – Lagoa do Bebedouro;
– 16/JUN – São José;
– 17/JUN – Floriópolis / Dom Rufino;
– 18/JUN – Sabiazal / Olho D´Água;
– 19/JUN – João Paulo II / Cacimbão;
– 20/JUN – Alto Santa Maria;
– 21/JUN – Joaz Souza;
– 22/JUN – Roland Jacob;
– 23/JUN – Ipase;
– 24/JUN – João XXIII;
– 25/JUN – Beira-Rio;
– 26 a 30/JUN. Praça Mandu Ladino.
Por Walter Fontenele