Prefeitura de Parnaíba realiza II Fórum sobre Medidas Socioeducativas
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) de Parnaíba, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realizou o “II Fórum Municipal de Medidas Socioeducativas” com a presença de representantes da Rede Socioassistencial, Ministério Público, estudantes de Psicologia, Direito, Serviço Social. O fórum aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba, na segunda-feira (16), com o objetivo de provocar a discussão sobre a temática “O estigma do infrator: o olhar da sociedade para o Adolescente em cumprimento de Medidas Socioeducativas”.
O objetivo do Fórum é desmistificar preconceitos e esclarecer que é necessário conhecer a realidade em que os adolescentes vivem como condição fundamental para compreendê-los e orientá-los em suas ações e escolhas. Assim, a SEDESC oportuniza um momento de traçar planos e políticas públicas onde a cidadania, a inclusão e os vínculos com a sociedade sejam uma realidade através da construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.
Em seu pronunciamento, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flaviana Veras ressaltou a indiscutível importância de se desmistificar a questão do preconceito com o menor infrator. “Estamos falando aqui dos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas, que estão aproveitando também esse contato social para se reestruturar psicologicamente a fim de mudar sua condição de vida, suas escolhas e decisões. A sociedade precisa deixar o preconceito de lado e dar uma nova chance para que este jovem se reestabeleça; pois, muitas das vezes, o que falta é oportunidade.”
A coordenadora de Proteção Social Especial, Cimara Batista, falou ser necessário que todos os anos essa reflexão sobre o adolescente infrator seja discutida para que diminua o preconceito com quem cumpre medidas socioeducativas. “É importante aqui a presença de pais, estudantes e professores e a rede assistencial para conversar sobre o perfil do adolescente infrator, quem é esse adolescente, que contexto de vida ele tem o que o levou a se tornar infrator, para que criemos políticas públicas que apoiem a juventude a não estar no mundo do crime e também para que se recupere desses problemas que por ventura se envolvem”.
O encontro teve sequencia com a participação da promotora de Justiça Titular de 3ª Promotoria de Parnaíba, Dra. Joselisse Nunes que abriu a primeira palestra falando sobre Medidas Socioeducativas e aplicação da Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
O evento prosseguiu com a mesa redonda, almoço e retornando as 13h30 com a segunda palestra proferida pelo Assessor Especial do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público, José Claudeir Batista Alcântara, que falou sobre Municipalização das Medidas Socioeducativas de Meio Aberto: Integridade, intersetoriedade e eficiência no atendimento.
Mais Notícias

Secretário Thiago Judah participa do encerramento do projeto Mente em Foco em Parnaíba, com entrega de laudos sobre níveis de autismo

Prefeito Francisco Emanuel presenteia os 181 anos de Parnaíba com atrações nacionais e programação especial

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Ceará e Maranhão discutem estratégias de desenvolvimento regional com gestores da Prefeitura de Parnaíba
