Prefeitura autoriza obras de reforma e ampliação do CCZ, incluindo Centro de Esterilização de animais
Na manhã desta quarta-feira (07), foi assinada a ordem de serviço que autoriza a empresa Fortes Construções LTDA – ME a realizar a obra de reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), acrescentando-se às obras a instalação de um centro cirúrgico que atenderá a população com esterilização gratuita de animais domésticos.
Além da adequação da estrutura física como um todo, a reforma contempla também as instalações elétrica e hidráulica do CCZ, de forma que os espaços atendam às necessidades dos procedimentos de rotina, com recursos ainda mais atualizados. A obra está orçada no valor aproximado de R$ 201.000,00 (duzentos e um mil reais), e sua execução acontecerá com a garantia do apoio do Governo Federal.
O Prefeito Florentino Neto destacou o esforço do município em atender as demandas da população e que a reforma do CCZ é resultado desse esforço, para proporcionar atendimentos diferenciados, que atendam cada vez mais as determinações legais do Ministério da Saúde.
A Secretária da Saúde de Parnaíba, Maria do Amparo Coêlho dos Santos agradeceu ao empenho do Preito Florentino para com as ações da Saúde do município como agora, autorizando a reforma e ampliação de um dos setores fundamentais, como o CCZ de Parnaíba.
Presente à solenidade de assinatura da ordem de serviço, a Vereadora Fátima Carmino manifestou seu reconhecimento à sensibilização do Prefeito Florentino Neto em abraçar a causa dos animais, através desta atitude inédita, atendendo a solicitações da população, ao proporcionar a castração gratuita de animais no CCZ.
Para a representante da ONG Corrente do Bem, Rilza Amália, a iniciativa é sem dúvida uma novidade que será muito bem recebida pela população que aguardava por um espaço público para esterilizar seus animais, solicitando também que ao início das atividades, o atendimento prioritário seja voltado aos animais de rua.
Os médicos veterinários Mário Lúcio Marinho, diretor do CCZ e Vanderson Vilarinho, que também trabalha no Centro, concordam que um dos grandes benéficos será o maior controle das Zoonozes.