Prefeitura articula campanha contra o HPV
A partir do dia 10 de março deste ano, a vacina de imunização contra o HPV e que ajuda a prevenir o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. A Prefeitura de Parnaíba está atuando diretamente com o plano de ação determinado pelo Ministério da Saúde. Próxima quinta-feira (13/02), a Secretaria Municipal da Saúde reunirá representantes de escolas para repassar as orientações adequadas para serem trabalhadas com os pais.
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A Vacina contra o HPV é medida preventiva, não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações.