Prefeitura Municipal de Parnaíba

Prefeito sanciona leis do Fundo Municipal de Cultura e institui o primeiro Plano Decenal de Cultura

Dois marcos legais da cultura parnaibana, a Lei 3.010, que cria o Fundo Municipal de Cultura e a Lei 3.011, instituindo o primeiro Plano Decenal de Cultura, foram sancionados na manhã desta segunda-feira, (17), pelo prefeito Florentino Neto, com as presenças do Secretário de Governo Pedro Pinto, e do Superintendente de Cultura, Helder Souza.

 

O ato simboliza um reconhecimento à grandeza da cultura local, diante da necessidade de uma melhor estruturação. Estes instrumentos terminam por efetivar políticas públicas de cultura alinhadas as exigências do cenário nacional. Uma vitória dos atores sociais, produtores e fazedores da cultura parnaibana, que contribuíram para construção do sistema municipal, em vista aos desafios dos novos tempos.

 

LEIS_CULTURA_001

 

“Considero  fundamental que a Cultura em Parnaíba esteja garantida em leis, leis que integram uma gestão pública transparente e atualizada,  verdadeiramente antenada  com as políticas públicas implementadas em todos os países desenvolvidos do planeta, afirmou o Prefeito”.

 

 “É chegada a hora de Parnaíba estabelecer todo o esplendor de seu pioneirismo dentro do cenário da Cultura, tirando de vez a expressão resgate cultural, para dizer com naturalidade o conceito “Processo Cultural”. Entendimento só possível de por em prática com o respaldo de leis que fortalecem  as tradições  e vivificam de modo permanente a identidade cultural de uma sociedade, além do amplo legado garantido as futuras gerações”, disse, Helder Souza.