Prefeito posiciona-se sobre a possível mudança da Academia de Polícia Militar para Teresina

O Prefeito Florentino Neto recebeu na manhã desta sexta-feira (06), o subcomandante geral da Polícia Militar do Estado do Piauí, Coronel Lindomar Castilho Melo, na oportunidade em que manifestou seu repúdio aos atos que vem sendo praticados e que tendem a resultar na transferência da Academia de Polícia do Estado do Piauí para a cidade de Teresina.

Segundo o Prefeito, o ato segue na contramão da história, pois no momento em que Parnaíba se afirma como cidade universitária e polo de pesquisa científica, inclusive com cursos de mestrado e doutorado aprovados pela CAPES, é exatamente aquele em que querem provar que não temos condições de formar tenentes para nossa Polícia. “Isso nunca terá meu acordo, pois, inclusive, muitos são os oficiais que foram formados aqui em Parnaíba e honram os quadros da Polícia Militar”, ressaltou.

prefeito com a pm (3)

Na oportunidade, a Vereadora Neta apresentou ao Subcomandante um requerimento da Câmara Municipal pedindo explicações e também manifestando contrariedade à suposta transferência. Ela lembrou que recentemente acompanhou o Prefeito e o promotor de justiça Antenor Filgueiras em audiência com o Governador, no Palácio de Karnak, quando solicitaram a permanência da Academia em Parnaíba.

Foram tratados também assuntos relacionados a descentralização da presença da Polícia Militar na cidade de Parnaíba, com a instalação de duas companhias, uma no Bairro Piauí e outra no Bairro Santa Luzia, bem como da transferência do Batalhão para o atual prédio ocupado pelo Tiro de Guerra. O Prefeito disse que a descentralização e a instalação das companhias tem o seu apoio e que está ouvindo os Militares do Tiro de Guerra e emitirá em breve, relatório sobre o tema que também deverá ser avaliado pela Câmara Municipal.

prefeito com a pm (1)

O Coronel Lindomar Castilho Melo, posicionou-se pela manutenção do diálogo e pela análise técnica dos fatos, suscitando a permanência das conversações entre todos os entes envolvidos. O Prefeito agradeceu a visita e as explicações do Coronel e disse que sob o aspecto operacional a Polícia Militar pode contar com 100% do apoio da Prefeitura de Parnaíba, já quanto à transferência da Academia para a capital, a cidade se posiciona totalmente de forma contrária, e o prefeito tem a obrigação de refletir  o mesmo sentimento da cidade. “Não fugirei de minha responsabilidade e obrigação de defender os interesses do povo parnaibano”, finaliza.