Populares participam de ações do COAS/CTA no Mercado da Quarenta

Na semana de combate à AIDS, o COAS/CTA, Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids, em parceria com a Empresa Parnaibana de Supervisão dos Mercados da cidade – EMPA, realizou no Mercado Municipal Governador Wellington Dias, conhecido como Mercado da Quarenta, trabalho de prevenção e combate à AIDS, com serviços de teste rápido DST/Aids e Hepatites voltados para os comerciantes e clientes do espaço público.

coas1

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Porém, o teste não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Por isso, os interessados em realizar o exame, passaram por uma triagem realizada pela equipe da Secretaria da Saúde que ficou instalada em um dos boxes do mercado.

2

De acordo com Alice Vitória Sampaio, coordenadora do COAS em Parnaíba, a estratégia de descentralizar o serviço de testes rápidos para outros locais da cidade, como mercados, e também, espaços de pouca vulnerabilidade, consiste em atender o maior número possível de pessoas, já que muitas destas, não procuram o posto. Esta iniciativa, aproxima o cidadão aos cuidados necessários com a saúde.