População em situação de rua é contemplada com diversos serviços gratuitos
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) realizou na sexta-feira (27) a “II Ação POP”, articulada junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) com o objetivo de ofertar, à pessoa em situação de rua, serviços básicos de saúde, cuidados pessoais e lazer, como também orientações sobre seus direitos. A ação começou às 08h e encerrou às 17h na sede do Centro POP, localizada na Avenida São Sebastião, n° 2231, Bairro de Fátima.
Para que a intervenção fosse desenvolvida com êxito, o Centro POP firmou parcerias com a rede intersetorial, com o objetivo de atender 150 usuários. Entre os serviços ofertados estão a expedição do cartão SUS, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene pessoal, corte de cabelo, palestra sobre saúde do homem, testes rápidos do Centro de Testagem e Aconselhamento/Centro de Orientação e Apoio Sorológico (CTA/COAS), vacinação, atividades físicas e lanche.
Segundo Flaviana Veras, secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, a intervenção do Centro POP contribui para que as pessoas em situação de rua tenham acesso aos serviços de saúde e assistência social e possam usufruir dos direitos inerentes ao cidadão.