Moradores demonstram ao prefeito insatisfação com parques eólicos em Parnaíba

A comunidade da Praia da Pedra do Sal se reuniu na noite desta segunda-feira (09) com o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto na escola Dr. João Silva Filho, por conta da possibilidade de ampliação da usina eólica no litoral da cidade. A consulta pública se deve ao resultado da pesquisa encomendada pela administração municipal ao Instituto Data AZ, realizada em fevereiro, que avaliou junto à comunidade o impacto dos parques eólicos na Praia da Pedra do Sal.

REUNIAO PEDRA DO SAL (4)

A iniciativa se deve à desaprovação dos moradores quanto aos parques eólicos já instalados. Segundo a pesquisa, as principais queixas dos moradores da Pedra do Sal, estão no desmatamento de árvores frutíferas que geram renda, o prejuízo na criação de animais, a falta de empregos, a inexistência de economia de energia, restrição de acesso as áreas de carnaúba e cajueiros, falta de informação quanto ao destino da energia, poeira e lama que atingem as residências, casas danificadas, o ruído das torres, e o não pagamento das indenizações prometidas. Por fim, eles reprovam a implantação de novas torres na praia da Pedra do Sal por não trazer nenhum benefício à comunidade.

REUNIAO PEDRA DO SAL (3)

O prefeito Florentino Neto informou que solicitou a pesquisa para entender a realidade daqueles moradores que tiveram a intervenção dos parques eólicos, bem como ouvir seus anseios. Diante da pesquisa e da reprovação dos cidadãos da Pedra do Sal quanto aos parques eólicos, Florentino assegurou que vai defender os direitos daqueles moradores.

REUNIAO PEDRA DO SAL (1)

Carlos Fernando Silva do Nascimento, presidente da Associação Comunitária da Praia da Pedra do Sal, enfatizou que a reprovação da comunidade aos empreendimentos é pela falta de compromisso com a população. O pescador Antônio de Pádua exigiu respeito à comunidade e à sua cultura. José de Sousa, pescador, disse que morou por muitos anos no trecho onde pretendem instalar novo parque eólico e agradeceu ao prefeito por se posicionar a favor da comunidade.

IMG_3436

Para garantir mais autonomia à população da Pedra do Sal, durante a reunião o prefeito informou que vai dialogar com  a comunidade a possibilidade de transformá-la em um distrito e iniciar o processo de regularização fundiária na localidade. A Agência Parnaibana de Serviços Públicos  (Aserpa) através do presidente David Soares, se posicionou favoravelmente às solicitações da comunidade ao passo que se comprometeu a tomar medidas administrativas cabíveis.

Acompanhe os dados da pesquisa encomendada pela administração municipal ao Instituto Data AZ, realizada em fevereiro:

PESQUISA_PEDRA_DO_SAL_001

PESQUISA_PEDRA_DO_SAL_002