Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra a Polio e Sarampo

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, que terminaria na sexta-feira (28), não atingiu a meta de imunização. Por isso, o Ministério da Saúde decidiu prorrogá-la até 12 de dezembro em todo país, na tentativa de alcançar o objetivo de imunizar pelo menos 95% do público-alvo. Em Parnaíba a meta é vacinar cerca de 10 mil crianças. No município já foram imunizadas até agora 70,85% contra a polio e 66% contra o sarampo.

poliosarampo000020102000102000000001

Iniciada no dia 8 deste mês, a campanha vacinou em todo país cerca de 78% do público alvo. Mesmo crianças com vacinação em dia, devem se imunizar na campanha, lançada para reforçar a proteção.

vacianação_polio

A campanha contra a poliomielite é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. Segundo a Coordenação do programa de Imunizações do Ministério da Saúde ainda há no mundo dez países endêmicos para a poliomielite, e o reforço da imunização é a forma que o Brasil tem para continuar livre de uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar paralisia irreversível.

vacinação_sarampo

A vacinação contra sarampo alcançará crianças de 1 ano até as que ainda não completaram 5 anos. Além de imunizar contra sarampo, a vacina protege contra a rubéola e a caxumba. As crianças com alergia a leite devem aguardar o chamado do Ministério da Saúde para tomar a vacina contra sarampo em outra ocasião, já que podem ter reações alérgicas a componetes do insumo.