Enfrentamento à microcefalia tem reforço com novas orientações
Diante da situação de emergência em saúde pública, de importância nacional por conta dos elevados casos de microcefalia, foi realizada na manhã desta terça-feira (12) uma ação na Coordenação Regional de Saúde, sobre o enfrentamento ao mosquito da dengue, que se trata protocolo de vigilância e resposta à microcefalia.
No encontro foi feita a apresentação de uma estratégia de ação, segundo os eixos apresentados pelo Governo Federal, do Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia. A finalidade era passar informações, orientações técnicas e diretrizes aos profissionais de saúde e equipes de vigilância.
Francisco de Assis Moraes, coordenador do Programa de Dengue no Estado e da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, fez as orientações para que os municípios da Regional elaborem o Plano de Ação, segundo a realidade local. Os eixos a serem trabalhados são Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa.
O foco da intervenção da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental é garantir a prevenção combatendo o mosquito da dengue e assegurar mais proteção às mulheres grávidas, através de ações da Atenção Básica em Saúde e Vigilância Ambiental. No Piauí já são 53 casos de microcefalia. O município de Parnaíba já está desenvolvendo ações de conscientização e combate in loco contra o mosquito Aedes Aegypti, a princípio nos bairros onde já houve mais casos de dengue.
Mais Notícias

Secretário Thiago Judah participa do encerramento do projeto Mente em Foco em Parnaíba, com entrega de laudos sobre níveis de autismo

Prefeito Francisco Emanuel presenteia os 181 anos de Parnaíba com atrações nacionais e programação especial

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Ceará e Maranhão discutem estratégias de desenvolvimento regional com gestores da Prefeitura de Parnaíba
