Cultura e Tradição Marcam a 7ª Noite do “São João nos Bairros” no Tabuleiro e no Céu das Artes

Desde o dia 05 de junho, as noites de Parnaíba têm sido palco de muita alegria e animação com o evento “São João nos Bairros”. Esta iniciativa cultural tem levado aos quatro cantos da cidade uma série de belos espetáculos de Quadrilha Junina e Bumba-Meu-Boi, tradicionais manifestações da cultura popular Nordestina.

O “São João nos Bairros”, idealizado pelo prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa) no início do seu segundo mandato (2017), tem encantado os moradores com apresentações que resgatam e valorizam as raízes culturais da região. As quadrilhas juninas, com suas coreografias elaboradas e figurinos coloridos, têm sido o ponto alto das noites, trazendo a magia e o encanto das festas juninas. Além disso, o Bumba-Meu-Boi, com sua mistura de dança, teatro e música, proporciona um espetáculo cheio de energia, conquistando públicos de todas as idades.

Na última quarta-feira (11), o Bairro do Tabuleiro, na Praça Central, e o Bairro Piauí, no Céu das Artes, foram tomados pela alegria e animação da caravana da cultura popular. O evento contou com apresentações de alunos e alunas das escolas Tia Mafisa, Benedito Silvestre e Benedicto dos Santos Lima.

Os grupos culturais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também participaram do evento, com destaque para os grupos do Bairro Piauí e CRAS João XXIII, que encantaram o público com o projeto “Fazendo Arte”. As apresentações de Bumba-Meu-Boi deram um show à parte, com Novo Fazendinha, Lindo Guerreiro e Rei da Boiada trazendo toda a riqueza e tradição dessa manifestação cultural.

Além disso, as quadrilhas juninas Rei do Cangaço e Balancinha animaram a plateia com suas danças coreografadas e figurinos coloridos, celebrando as tradições juninas.

O evento destacou-se pela diversidade cultural e pela participação ativa das comunidades escolares e dos grupos culturais locais, promovendo a valorização das tradições nordestinas e fortalecendo os laços comunitários.

O “São João nos Bairros” segue até o dia 25, quando será realizada a 22ª edição do “São João da Parnaíba”, festival que foi recentemente reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Piauí, graças a uma lei aprovada pela Deputada Estadual Gracinha Mão Santa. O Festival acontecerá do dia 26 até o dia 30 de Junho, no Quadrilhódromo, na Praça de Eventos Mandu Ladino.

Programação Completa:

– 13/JUN – Alto do Batista / Floriópolis;