Conferência Municipal de Saúde de Parnaíba propõe melhorias no serviço do SUS
O Conselho Municipal da Saúde em parceria com a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria da Saúde, realizou nesta sexta-feira (26) e sábado (27) a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Parnaíba – “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O evento foi aberto aos profissionais da saúde e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


Durante o evento foram feitas discussões para formalização das propostas prioritárias. O Sistema Único de Saúde, que é uma conquista social do Brasil, foi o tema que norteou as discussões já que o SUS possibilitou melhorias no setor. A valorização dos profissionais e as políticas públicas voltadas ao SUS foram prioridades apresentadas na conferência.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Maria do Amparo, o evento tem por finalidade contribuir na construção de um sistema de saúde que tenha ações individuais e coletivas para assegurar a saúde da população. Destacou ainda que 96% da população é usuária do SUS, sendo que somente 4% tem acesso a planos de saúde privados.


O prefeito Florentino Neto enfatizou que o município tem conquistado melhorias por conta dos profissionais e do esforço da gestão municipal como o reconhecimento pelo Conselho Regional de Medicina que reconheceu o SAMU de Parnaíba como sendo o melhor do Piauí, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo II de Parnaíba, que conquistou certificação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO), ficando entre os melhores do Brasil, entre outros resultados.

Na oportunidade o prefeito destacou o esforço na implantação de serviços de tratamento de câncer e por isso vem firmando parceria para possibilitar aos parnaibanos o tratamento em sua cidade. Participaram ainda da conferência, Kátia Souto, do Ministério da Saúde; Geordecir de Souza, do Conselho Nacional de Saúde; José Ésio dos Santos, pesquisador ambiental e membro do Ibama; José Ivo Pedrosa, coordenador do curso de Medicina da UFPI em Parnaíba e Erivelton Fontenele, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parnaíba.
Mais Notícias
SEDUC municipal realiza reunião para tratar de preparativos da 48ª edição dos Jogos Escolares de Parnaíba
Prefeito Francisco Emanuel determina reforço no abastecimento de medicamentos e insumos para as Unidades de Saúde do município de Parnaíba
Primeira-Dama Anália Priscilla amplia ações da SEDESC e aumenta proteção social aos mais vulneráveis em Parnaíba
Prefeito Francisco Emanuel determina mutirão de limpeza dos cemitérios municipais para o Dia dos Finados em Parnaíba






