Conferência Municipal de Saúde de Parnaíba propõe melhorias no serviço do SUS
O Conselho Municipal da Saúde em parceria com a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria da Saúde, realizou nesta sexta-feira (26) e sábado (27) a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Parnaíba – “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O evento foi aberto aos profissionais da saúde e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Durante o evento foram feitas discussões para formalização das propostas prioritárias. O Sistema Único de Saúde, que é uma conquista social do Brasil, foi o tema que norteou as discussões já que o SUS possibilitou melhorias no setor. A valorização dos profissionais e as políticas públicas voltadas ao SUS foram prioridades apresentadas na conferência.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Maria do Amparo, o evento tem por finalidade contribuir na construção de um sistema de saúde que tenha ações individuais e coletivas para assegurar a saúde da população. Destacou ainda que 96% da população é usuária do SUS, sendo que somente 4% tem acesso a planos de saúde privados.
O prefeito Florentino Neto enfatizou que o município tem conquistado melhorias por conta dos profissionais e do esforço da gestão municipal como o reconhecimento pelo Conselho Regional de Medicina que reconheceu o SAMU de Parnaíba como sendo o melhor do Piauí, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo II de Parnaíba, que conquistou certificação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO), ficando entre os melhores do Brasil, entre outros resultados.
Na oportunidade o prefeito destacou o esforço na implantação de serviços de tratamento de câncer e por isso vem firmando parceria para possibilitar aos parnaibanos o tratamento em sua cidade. Participaram ainda da conferência, Kátia Souto, do Ministério da Saúde; Geordecir de Souza, do Conselho Nacional de Saúde; José Ésio dos Santos, pesquisador ambiental e membro do Ibama; José Ivo Pedrosa, coordenador do curso de Medicina da UFPI em Parnaíba e Erivelton Fontenele, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parnaíba.