Prefeitura Municipal de Parnaíba

CGU aponta gestão do Bolsa Família pela Prefeitura de Parnaíba acima do índice nacional

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), alcançou excelente índice nacional na avaliação do Programa Bolsa Família.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta e condicionada de renda que, por meio da articulação com outras políticas, atua para a superação da pobreza e transformação social das famílias beneficiárias.

A avaliação positiva para Parnaíba é da Controladoria Geral da União (CGU), e coloca o município como um dos destaques no Piauí. Para receber o benefício é necessário que as famílias cumpram com alguns compromissos.

Na área da saúde essas condicionalidades são: Cumprimento do calendário nacional de vacinação; Acompanhamento do estado nutricional de crianças menores de sete anos (peso/altura); Realização de pré-natal das gestantes. Essas famílias são acompanhadas em duas vigências:
1° de fevereiro a junho;
2° de agosto a dezembro.

A logística utilizada para o acompanhamento das condicionalidades de saúde é feita da seguinte forma: Entrega dos mapas de acompanhamento no início de cadavigência as equipes de saúde; Recrutamento e treinamento de alunos para colaborarem na ação junto às unidades básicas de saúde (UBS); Busca ativa das famílias beneficiárias com perfil saúde pelos ACS (agentes comunitários de saúde); Preenchimento dos mapas, realização da antropometria e vistoria do cartão de vacinas; Recolhimento semanal dos mapas pelos gerentes de Distrito; Inserção dos dados pelo setor da Vigilância Alimentar Nutricional (VAN).

O Consolidado de cobertura da primeira vigência de 2024 (fevereiro a junho):
Quantidade de beneficiários a serem acompanhados e quantidade de beneficiários acompanhados:
• Percentual de cobertura de beneficiários acompanhados 33.688 26.881 79,79% (fonte: MS/SAPS – Secretaria de Atenção Primária a Saúde).

O Consolidado de cobertura da segunda vigência de 2024 (agosto a dezembro):
Quantidade de beneficiários a serem acompanhados e quantidade de beneficiários acompanhados:
• Percentual de cobertura de beneficiários acompanhados 33.244 26.702 80,32% (fonte: MS/SAPS – Secretaria de Atenção Primária a Saúde).