Homenagem a Assis Brasil e palestra de Alice Ruiz abrem programação do 5º Salipa

O Salão do Livro de Parnaíba é uma das grandes celebrações da cultura e educação parnaibana. Realizado desde 2009, o Salipa é considerado pelos parnaibanos, uma ação inovadora e das mais esperadas no calendário de eventos da cidade. A solenidade de abertura do evento foi realizada nesta quarta-feira (12) no auditório da Associação Comercial de Parnaíba repleto de autoridades, educadores, estudantes, pesquisadores e admiradores da literatura.

4(3)

Participaram da abertura do evento, o prefeito Florentino Neto, o escritor e poeta Assis Brasil, homenageado desta 5ª edição do Salão do Livro de Parnaíba,a presidente da Câmara Municipal, Neta Castelo Branco, o secretário da Gestão Alcenor Candeira Filho, a secretária de Educação Rosany Correia, o superintendente de Cultura Hélder Sousa, o presidente da Academia Parnaibana de Letras, Antônio de Pádua e a diretora e representante da Fundação Dom Quixote, Edilva Barbosa, além de outras autoridades.

2

No início da cerimônia se apresentaram em uma intervenção teatral, o Grupo Ato de Teatro com a encenação “Assis Brasil: Os que bebem Beira Rio, Beira Vida”.

1

Na sequência o prefeito Florentino Neto concedeu a Medalha do Mérito Municipal ao homenageado Assis Brasil.

1(5)

6(3)

Durante o evento, o prefeito Florentino Neto destacou a importância da valorização da educação e da cultura do município, ressaltando a importância do Salão do Livro de Parnaíba como forma de incentivar os professores à leitura e pesquisa. O Salipa terá envolvidas em suas atividades, palestras, bate papos literários, lançamentos e feira de livros, além de diferentes atividades artísticas culturais.

5

Após o pronunciamento de autoridades subiu ao placo a primeira palestrante do evento. A poeta e letrista Alice Ruiz (SP) interagiu com a platéia ao falar sobre  “Do haikai à letra de música – Uma viagem poética”.

2(6)

3(4)

Na sequência se apresentaram no palco das Ruínas, Aline Barcelar e a banda Setor Norte.

13(3)

Toda a programação contou com a presença ilustre do homenageado Assis Brasil, representante a nível nacional da literatura piauiense. Francisco Assis Almeida Brasil, mais conhecido como Assis Brasil nasceu em Parnaíba, em 18 de fevereiro de 1932. É um escritor brasileiro, membro da Academia Piauiense de Letras. Romancista, cronista, crítico literário e jornalista, atuou como crítico literário, intensamente, na imprensa brasileira, especialmente no Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Globo, assim como nas revistas O Cruzeiro, Enciclopédia Bloch e Revista do Livro.

A programação vai até domingo com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite.

Confira a programação:

QUINTA- FEIRA (13/11)

8h00 – Palestra: “Despertando o prazer da leitura e da escrita nas pessoas”
GRAÇA TARGINO (Profa. Doutora da UFPI / Teresina)
10h00 – Musical: “Cantigas de Valor”
ISAQUE FOLHA (Músico-educador)
14h30 – Palestra: “Um pedido de demissão dos tempos difíceis”
ITHALO FURTADO (Poeta / Parnaíba)
16h00 – Palestra: “A critica literária de Assis Brasil no Suplemento Dominical do Jornal Brasil”
FRANCIGELDA OLIVEIRA (Doutora em Literatura Brasileira / UFMG)
18h30 – Palestra: “Nelson Rodrigues por ele mesmo”
SONIA RODRIGUES (Escritora e jornalista / Rio de Janeiro)
21h00 – Show Musical:
JOÃO CLAUDIO MORENO canta “Luiz Gonzaga”

SEXTA-FEIRA (14/11)

8h00 – Palestra: “Palestra ler pra crescer”
RUTHNEIA LIMA (Profa. E diretora da Casa Meio Norte).
10h00 – “Show do Leleco – Alegria da Criançada”
FÁBIO COSTA (Ator e diretor teatral)
14h30 – Palestra: “Ritos iniciaticos na obra Ulisses entre o amor e a morte, de O.G. Rego de Carvalho”.
WANDERSON LIMA (Professor, poeta e ensaísta)
16h00 – Palestra: “Sociopoética e a formação de educadores multi/interculturais”
SHARA JANE COSTA ADAD (Profa. Doutora da UFPI).
18h30 – Palestra: “Biografias não autorizadas e a liberdade de expressão”
MÁRIO MAGALHÃES (Jornalista e escritor, Rio de Janeiro).
Banda BESOUROS DA SILVA
Número Circense da CIA GARATUJA, Espetáculo: Meninas Voadoras, apresentação artística CRAS João XXIII.

SÁBADO (15/11)

8h00 – “Literatura de Cordel”
PEDRO COSTA (Cordelista e editor da Revista De Repente)
10h00 – “As aventuras de Cassimiro Coco”
CHAGAS VALE (Musico e arte-educador)
14h30 – Palestra: “A cela, o pátio e o grito: Onde estamos nós na História?”
FREDERICO OSANAN (Professor UFPI / Doutor em História)
16h00 – Musical: “Luiz Gonzaga: Cultura acústica e imagens de nordestinidade”
JONAS MORAES (Professor mestre e músico); ALFREDO WERNEY, Violão e direção artística(Professor mestre e musico)
18h30 – Palestra: “Lutar com palavras é a luta mais vã”
CRISTÓVÃO TEZZA (Escritor / Curitiba)
21h00 – Show Musical:
“O POETA DESFOLHA A BANDEIRA”, com Edvaldo Nascimento e Banda Selfie, participação do poeta Durvalino Couto, uma homenagem aos 70 anos do Poeta Torquato Neto.