Prefeitura articula campanha contra o HPV
A partir do dia 10 de março deste ano, a vacina de imunização contra o HPV e que ajuda a prevenir o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. A Prefeitura de Parnaíba está atuando diretamente com o plano de ação determinado pelo Ministério da Saúde. Próxima quinta-feira (13/02), a Secretaria Municipal da Saúde reunirá representantes de escolas para repassar as orientações adequadas para serem trabalhadas com os pais.
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A Vacina contra o HPV é medida preventiva, não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações.
Mais Notícias
Gestores da Prefeitura de Parnaíba recebem visita de profissionais de tecnologia do SENAI do Rio Grande do Norte
SEDESC realiza entrega certificados para concludentes do Projeto Mulheres Empreendedoras no CRAS João XXIII
SEDESC e SASC promovem encontro técnico de alinhamento de sistemas de passe livre de pessoa idosa e passe livre de pessoa com deficiência
Prefeito Francisco Emanuel amplia rede de saúde municipal com construção da nova unidade do CAPS AD III 24 horas em Parnaíba




