II Encontro Mulheres em Pauta acontecerá nos CRAS de Parnaíba
A segunda edição do Encontro Mulheres em Pauta busca problematizar os diversos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais que perpassam a discussão sobre as questões de gênero, raça e identidade que afetam diretamente as mulheres. O motivo impulsionador do II encontro Mulheres em Pauta de Parnaíba foi a percepção de uma inquietante vontade de discutir o cotidiano feminino que, recheado de preconceitos, continua passando adiante uma imagem distorcida, essencialista, a-histórica e generalizante do que é ser mulher. Além disso, os debates têm como objetivo desvendar, tornar visível o quanto o padrão de comportamento dito feminino nos afeta cotidianamente, propagando e reproduzindo tais discriminações em relação às mulheres seja no trabalho, no espaço público, na política e na atuação intelectual, cultural e social.
Intenciona-se incentivar também a produção de pesquisas que analisem questões de gênero, para que os estudos feitos pela academia incluam a participação das mulheres como sujeitos históricos, dando-lhes reconhecimento por sua influência e participação social e política.
O evento será realizado de 07 a 11 de março e contará com uma série de atividades que contempla tanto a sociedade civil como público acadêmico em torno do debate inquietante sobre o cotidiano feminino, proporcionando orientação e troca de ideias através de debates abertos e democráticos.
O ciclo de palestras sobre “Violência de gênero, identidade das mulheres negras e homofobia” acontecerá nos Centros de Referência da Assistência Social de Parnaíba, confira as datas.
Dia 07- CRAS Mendonça Clark / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 08 – CRAS João XXIII / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 09 – CRAS Bairro Piauí / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 10 – CRAS São Vicente de Paula / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 11 – Público Acadêmico – UFPI
Horário: 08:30h / A construção da masculinidade no Nordeste.
Prof. Dr. Jonas Henrique de Oliveira (UFRJ); Esp. Naira de Assis Castelo Branco (UFPI) e Msc. Pedro Vagner Silva Oliveira (UNIFESP).
14:00h / Apresentação e orientação de trabalhos, pesquisa ou experiências em movimentos sociais.
18:30h / Apresentação de cantora local.
19:30h / A Mulher Negra na Sociedade Contemporânea.
Ativista do movimento negro: Jô Himura – Acadêmica de Psicologia
20:00h / As vivências das mulheres transexuais em Parnaíba.
Ativista do movimento LGBT: Jessyka Rodrigues – Acadêmica de Serviço Social
Mesa Redonda: Múltiplas identidades de gênero
Prof. Dra. Marta Gouveia de Oliveira (UNIFAL); Prof. Dra. Mary Angélica Tourinho (UESPI) e Prof. Dra. Maria Helena Cortez (UFPI).
21:00h / Encerramento e Apresentação Cultural Local.
– Para mais informações escreva para: mulheresempautaphb@gmail.com ou pelo telefone: (86) 9 9450.3036
Mais Notícias

Secretário Thiago Judah participa do encerramento do projeto Mente em Foco em Parnaíba, com entrega de laudos sobre níveis de autismo

Prefeito Francisco Emanuel presenteia os 181 anos de Parnaíba com atrações nacionais e programação especial

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Ceará e Maranhão discutem estratégias de desenvolvimento regional com gestores da Prefeitura de Parnaíba
