SEDESC promove ações do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, que marca a campanha Junho Violeta. A Secretária Adalgisa Carvalho de Moraes Souza coordena as ações nas unidades do CRAS e destaca que a SEDESC e a Prefeitura de Parnaíba têm feito um trabalho constante para garantir direitos e dignidade aos idosos do município, contribuindo para protegê-los de violência física, psicológica, entre outras.

A Secretária Adalgisa enfatiza que o cuidado com os idosos deve ser permanente, por serem pessoas em condições especiais de atenção, já que são vulneráveis a vários tipos de violência, não apenas física. “Além das iniciativas governamentais para combater a violência contra os idosos, também temos que orientar familiares e pessoas próximas sobre os riscos que correm e como preveni-los. Temos que mobilizar e sensibilizar a sociedade no enfrentamento à violência, e inseri-los em atividades sociais e coletivas para a promoção da sua melhoria de qualidade de vida e elevação da autoestima”, disse.

Os profissionais da SEDESC realizaram palestras e orientações com o Projeto Idoso Feliz, a exemplo do que ocorreu no CRAS Ilha Grande de Santa Isabel. Na ocasião, a técnica e assistente social Ludenice Ribeiro Costa abordou acerca de orientações de prevenção da violência contra pessoas idosas, os tipos de violência, fatores de risco e de proteção, cuidados e informações sobre os locais e mecanismos que os idosos podem buscar ajuda, em caso de violência.

A gestora do Serviço de Proteção aos Vulneráveis (SPV), Dra. Neves Felizardo, fez diversas explanações sobre o tema e ressaltou os esforços do Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, para que as políticas públicas sejam efetivas e protejam, de fato, os mais vulneráveis em Parnaíba.

Importante ressaltar que todas essas atividades estão sendo realizadas atendendo a todos os protocolos de saúde de enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19).