Prefeitura Municipal de Parnaíba

Sedesc dispõe de Central de Interpretação de Libras para apoio à comunidade surda

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03 de dezembro, é promovido pelas Nações Unidas desde 1998 com o objetivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. O objetivo das ações é fazer com que o público surdo possa adquirir mais autonomia e consiga cada vez mais a efetivação de seus direitos.

 

Central_de_libras_SEDESC_001

 

Desde março deste ano a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) dispõe da única Central de Interpretação de Libras, que tem o papel de atender a comunidade surda de Parnaíba nos mais diversos assuntos, como atendimentos médicos, exames, audiências com juiz, aquisição de documentos, alistamento militar, servindo de canal entre os surdos e as políticas públicas.

 

Central_de_libras_SEDESC_002

 

Francisco Heverson de Souza Cardoso, atendido pela Central de Interpretação de Libras, afirma estar feliz com o serviço que minimiza problemas de comunicação, principalmente para resolver assuntos relacionados a documentos. Os usuários podem dispor dos serviços da central presencialmente na Sedesc, via internet, ou ainda através do deslocamento de equipe até a residência do solicitante.