Sedesc continua com todos os setores funcionando normalmente – diz Secretária

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza, disse ontem (1º) que apesar de estarmos vivendo momentos difíceis com as medidas implantadas pelo Ministério da Saúde, para evitar o aumento de casos de coronavírus no país, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, localizada na avenida Pinheiro Machado, está com suas atividades em pleno funcionamento para poder atender a população.

Ela disse que apesar da quarentena, a secretaria está funcionando porque ela está incluída entre os serviços essenciais, ou seja, aqueles que não podem parar. Por isso, todos os setores estão funcionando normalmente, mas nem todos os projetos estão em atividade para evitar aglomeração. Aqueles que podem ser realizados ao ar livre estão em andamento – informou ela.

A Secretária informou ainda que o trabalho nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) está sendo realizado no sentido de orientar as pessoas para que pratiquem todos aqueles cuidados que estão sendo recomendados pelas autoridades de saúde, para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Dona Adalgisa também citou o trabalho que está sendo realizado nos dois abrigos de proteção: a Casa de Passagem, para acolhimento de adultos, que está funcionando normalmente, e a Casa de Acolhimento infantil, também funcionando em toda a sua plenitude.

Ela citou ainda o Centro POP, que é considerado como serviço essencial, pois é um local que presta assistência ao cidadão em situação de rua, inclusive, com o fornecimento de alimentação diariamente com a entrega de quentinhas para os que moram na rua, em situação de vulnerabilidade, evitando assim aglomerações.

A Secretária afirmou também que está em funcionamento, o Plantão Social na sede da secretaria, na avenida Pinheiro Machado. Lá – segundo ela – são ouvidas as demandas da população. Os mais diferentes problemas são levados para lá para que possam ser resolvidos da melhor maneira possível.

Ela finalizou dizendo que a SEDESC possui equipe treinada e que permanece lá o dia inteiro para receber as pessoas que queiram fazer doação de alimentos. “Aqueles que têm um pouco, mas que desejam dividir neste momento, com quem não tem nada”.

Texto: João Cancio