Secretaria da Saúde inicia vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos

A vacina que tem como objetivo prevenir contra o vírus HPV já está sendo ofertada aos parnaibanos. A campanha teve início hoje nas escolas públicas e privadas do município. A meta é vacinar 80% do público-alvo, meninas de 11 a 13 anos. O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero.

hpv1

Conforme ressaltou a coordenadora de imunização da Prefeitura de Parnaíba, Janailda Furtado, o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Janailda reforçou que para garantir maior cobertura vacinal, o Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia.

A vacina, que na rede particular custa R$ 500 reais, e que deve ser tomada em três doses, acarretaria um custo muito alto para a família brasileira no valor de R$ 1500. A vacina que passa a integrar o calendário nacional também estará disponível nas salas de vacinação da rede pública de saúde durante todo o ano. A segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, será tomada cinco anos após a primeira dose.

Quanto à informação aos pais das pré-adolescentes e adolescentes, as instituições de ensino devem informar com antecedência aos responsáveis a data de vacinação. Os pais ou responsáveis que não quiserem que a adolescente seja vacinada deverão preencher e enviar à escola o termo de recusa distribuído pela instituição de ensino antes da vacinação.

Uma das estratégias que será utilizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Parnaíba após a vacinação nas escolas diz respeito à busca ativa das meninas para a assegurar a aplicação das três doses.