Secretaria da Saúde capacita profissionais para prevenção ao suicídio

Profissionais dos diversos Setores da Secretaria Municipal da Saúde participaram na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), de uma capacitação sobre a prevenção de suicídios. A capacitação foi realizada pela Superintendência de Saúde Mental e a Vigilância em Saúde.

Na oportunidade, Cristiano Moura da Costa, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Teresina, palestrou sobre a realidade dos casos. Ele alertou ainda sobre a necessidade de intervenções tanto de profissionais da saúde, como de pessoas voluntárias. Segundo Cristiano Costa, que devido a integração ao CVV notifica várias tentativas de suicídio, o potencial suicida de precisa receber ajuda.

capacitação suicídio (2)

Em seguida, Gerarlene Ponte Guimarães Santos, coordenadora de Vigilância em Saúde, orientou sobre o preenchimento da ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Provocada, para auxiliar na identificação e intervenção junto aos casos. De acordo com Cris Aragão, superintendente de Saúde Mental, a capacitação faz parte de atividades do Setembro Amarelo para qualificar a rede de saúde do município para assegurar a redução nos casos de suicídio.

capacitação suicídio (3)