Princesa do Igaraçu é a grande campeã do Carnaval 2023 de Parnaíba

Com o tema “Ninguém vai calar a nossa voz, da Negritude resistência somos nós”, a escola de samba Princesa do Igaraçu sagrou-se campeã do Carnaval 2023 em Parnaíba, o maior já realizado na história do município, com premiação recorde de R$ 216 mil. A apuração foi realizada na tarde desta segunda-feira, 20 de fevereiro. O secretário Imediato, João Carlos Guimarães, representou o prefeito Mão Santa no evento, na companhia do líder do governo na Câmara Municipal, Batista do Catanduvas.

O prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, determinou que todos os esforços da gestão fossem feitos para o sucesso do evento festivo, que tem atraído um público muito grande vindo de várias cidades da região e de estados vizinhos.

A escola de samba Princesa do Igaraçu venceu o Carnaval 2023 de Parnaíba com 178 pontos, seguida da escola Unidos da Ponte, com 176,2 pontos. Em terceiro lugar ficou a escola Unidos do São Francisco, com 174,1 pontos. A premiação é de R$ 74 mil para a escola vencedora, R$ 62 mil para a segunda colocação, e R$ 52 mil para a terceira. Representantes e foliões das escolas de samba acompanharam a apuração, comemorando cada ponto alcançado nas categorias disputadas. A apuração foi conduzida por Dalva Serejo, coordenadora da comissão organizadora do Carnaval 2023.

Para o desfile das escolas de samba e dos shows musicais na Avenida São Sebastião, a Prefeitura de Parnaíba montou uma estrutura de palco, reforçou a iluminação pública no corredor da folia, disponibilizou ambulância e atendimento médico, intensificou a segurança com os servidores da Guarda Patrimonial e Guarda Civil Municipal, e o organizou o espaço para barraqueiros, vendedores ambulantes e informais comercializarem alimentos, produtos e serviços, para milhares de pessoas que frequentam o local diariamente.

A deputada estadual Gracinha Mão Santa tem se empenhado para o êxito do evento, por defender que o Carnaval 2023 de Parnaíba aquece o turismo parnaibano, gera oportunidade de renda para os informais e ajuda no desenvolvimento do município. Em entrevistas à imprensa, ela tem cobrado de forma enérgica a realização de ações turísticas do Governo do Estado em Parnaíba e no litoral piauiense.

E o Carnaval 2023 de Parnaíba ainda tem muita alegria, apresentações musicais, cores e beleza no corredor da folia na Avenida São Sebastião. Hoje à noite a festa fica por conta do cantor Vaqueiro Karkará, Forró Relembrar e a cantora Samira Santos. Amanhã, 21 de fevereiro, haverá o desfile da escola campeã Princesa do Igaraçu, desfile de blocos carnavalescos e a festa vai ser comandada por Banda Black Tie, Luís o ‘Poderoso Chefão’ e Vitor Rocha.

Texto: Ribamar Aragão