Prefeitura Municipal de Parnaíba

Prefeitura de Parnaíba realiza encontro com mães de autistas em início de projeto piloto

 

Através da escola municipal Caio Passos, e, da Universo Colorido, instituição de apoio a mães e crianças autistas, a prefeitura de Parnaíba, deu início neste sábado (10), ao projeto piloto que visa acompanhamento e aconselhamento de mães de crianças autistas matriculadas na rede municipal de educação.

 

 

 

Atualmente cerca de 280 crianças (comprovadas por laudo médico) estudam nas escolas municipais de Parnaíba, no entanto, há uma expectativa que haja pelo menos mais uma centena de alunos, sem a devida comprovação médica do transtorno do espectro autista.

 

 

 

 

Buscando auxiliar o desenvolvimento e, contribuir para uma melhor integração escola, família, a prefeitura de Parnaíba deu início a um projeto inédito para a região, onde, através da experiência da organização Universo Colorido, pais e professores possam ampliar seus horizontes para auxiliar no aprendizado escolar destas crianças.

 

 

 

É sabido que o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Capacitar e auxiliar pais e professores para atender e entender melhor este universo, é uma das formas que o prefeito Mão Santa, encontrou para contribuir com uma melhor qualidade de vida à nossas crianças autistas.

 

 

Além de capacitações, todas as escolas da rede pública municipal são equipadas com a sala de Atendimento Educacional Especializado, um espaço que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

 

 

 

Desta primeira reunião entre pais, professores e membros da Universo Colorido, nasceu um conjunto de ideias, que deverão ser postas em prática a partir de 2023, já com a inclusão destas ideias nas reuniões da semana pedagógica, que deverá acontecer a partir da segunda quinzena de janeiro de 2023.

 

Texto/fotos: Bruno Santana