Prefeitura de Parnaíba intensifica ações de prevenção à hanseníase e cuidados com a saúde mental

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando e unificando as campanhas sanitárias alusivas ao mês de janeiro.

As campanhas “janeiro branco” e “janeiro roxo” foram unificadas de forma a complementarem-se no combate à doença mental (janeiro branco) e à hanseníase (janeiro roxo).

“Estamos trabalhando para priorizar o acolhimento do paciente com suspeita de hanseníase, onde esse paciente precisa ser bem acolhido, bem orientado quanto à doença para que diminua tanto o estigma, o preconceito, e o adoecimento metal, que é muito frequente em pacientes diagnosticados com hanseníase. E, por isso, este ano a proposta foi a união das campanhas de saúde mental e da hanseníase para dar suporte a essas pessoas que podem estar adoecendo mentalmente por conta de um diagnóstico de hanseníase. Nós queremos desmistificar essa doença, dizer que a hanseníase tem cura, é tratável, o diagnóstico e tratamento podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde. Temos equipes multidisciplinares para dar todo o suporte, acolhimento e tratamento necessário a esses pacientes”. Afirmou a enfermeira Karliane Araújo, da Coordenação de Epidemiologia da Prefeitura de Parnaíba.

O Prefeito Mão Santa determinou a união de todas as coordenações da Secretaria Municipal de Saúde, de forma a intensificar os esforços da campanha.

A enfermeira Karliane destaca ainda que, tanto a hanseníase quanto as doenças de origem mental são comuns no âmbito nacional e local, sendo ambas tratáveis na própria rede municipal de saúde.

Texto/fotos: Bruno Santana