Prefeitura de Parnaíba e Ministério da Saúde iniciam pesquisa e testes em população para covid-19

Teve início na manhã desta quinta-feira (4), uma ação promovida pelo Ministério da Saúde, em Parceira com a prefeitura de Parnaíba, para a chamada busca ativa de infectados pelo novo coronavírus e pessoas que possam ter contato e não apresentado sintomas.

Pesquisas mostram que cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus são assintomáticas, ou seja, não apresentam qualquer sintoma da doença, no entanto a preocupação das autoridades sanitárias é o risco de propagação da doença às pessoas com comorbidades ou em outros grupos de risco, como idosos.

A pesquisa e testagem será realizada em residências de 25 bairros parnaibanos, e, acontece até o próximo sábado (06). A visita é a composta da realização de um questionário, seguida de um teste rápido em duas pessoas da casa, caso haja a confirmação do vírus em algum morador, todos os outros também serão testados.

Os pesquisadores possuem equipamentos individuais de proteção e identificação do IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística.

Para Cosme Costa Ferreira Souza, um dos primeiros a realizar o teste, a pesquisa é de suma importância. “acredito que seja um trabalho importante, pela conscientização, pelo exame, e também parar alertar sobre uma doença que é muito perigosa”, afirmou Cosme.

O resultado do teste rápido demora 15 minutos e, o munícipe fica sabendo imediatamente o resultado. Todos os dados da pesquisa estarão à disposição da Prefeitura de Parnaíba, Ministério da Saúde e, Universidade de Pelotas (RS), responsável pela tabulação dos dados.

Texto / Fotos: Bruno Santana