Prefeito Mão Santa intercede em favor da permanência da EMBRAPA em Parnaíba

O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, foi procurado na manhã desta sexta-feira (19), pelo presidente do Sindicato das Empresas Brasileiras de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, Sr. Raimundo Júnior, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, vereador Carlson Pessoa.

A visita teve como mote o pedido de ajuda ao Prefeito de Parnaíba para interceder em favor da permanência do órgão em Parnaíba. Raimundo Júnior relatou ao Prefeito Mão Santa que dos mais de 200 servidores da EMBRAPA em Parnaíba, atualmente pouco mais de 50 continuam exercendo funções e que, 26 já estariam de sobre aviso a serem transferidos para Teresina já na próxima semana.

“Não há dúvidas, que um órgão com mais 2.500 metros de área construída e que ao longo dos anos teve sua estrutura humana reduzida, caminhe para o fechamento, mesmo com dezenas de pesquisas em andamento e que beneficiam toda a região” destacou o Presidente do sindicato.

Sensibilizado, o Prefeito Mão Santa, entrou em contato direto com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina e, com o Senador Ciro Nogueira, para interceder junto à diretoria da EMBRAPA em Brasília.

“Estão acabando o nosso sonho de transformar Parnaíba em uma nova Petrolina. A EMBRAPA é um órgão vital nesta transformação econômica, são mais de 30 anos dedicados a pesquisas no aprimoramento de técnicas de plantio, de colheita de novas espécies frutíferas que se adaptam ao nosso clima. Quando fui Governador deste estado eu coloquei lá dentro uma faculdade. Não há como permitir que mais uma importante estrutura que só beneficia Parnaíba e sua gente seja de nós tirada, como já fizeram com a Academia de Polícia Militar e tantos outros órgãos”. Afirmou Mão Santa.

O Prefeito solicitou inclusive uma audiência com o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro para tratar pessoalmente do caso. “Parnaíba merece respeito, nosso povo merece respeito, não podem chegar aqui tirar o que é nosso” defendeu Mão Santa.

Texto/fotos: Bruno Santana