Prefeito Mão Santa é grande incentivador da Cultura e dos artistas populares de Parnaíba

Parnaíba é uma cidade que respira Cultura, tendo em seus artistas populares o seu maior patrimônio.

Desde o início do seu primeiro mandato (2017-2020), o Prefeito Dr. Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, determinou que as tradições culturais fossem resgatadas, o que revolucionou o calendário cultural do Munícipio.

Diante de um vasto patrimônio de artistas populares que aqui nasceram ou que fizeram de Parnaíba sua terra natal, José Nascimento Ferreira, mais conhecido como “Cafuringa”, se destacou, nacional e internacionalmente, como um dos mais profícuos artistas populares da região.

Cafuringa é Mestre de cultura popular, carnavalesco, escultor santeiro e artista plástico, sendo também Presidente da Escola de Samba Império do Cais. Na Superintendência de Cultura do munícipio, Cafuringa deixou sua marca no carnaval e no São João da Parnaíba.

No início desta semana o artista popular exportou para a Europa mais uma de suas criações, um Bumba-meu-boi, que foi vendido a um turista espanhol. A obra estava exposta no salão da Casa Grande dos Dias da Silva, local em que funciona a Superintendência Municipal de Cultura.

O Prefeito Mão Santa, um grande entusiasta do artista plástico, enfatizou que Cafuringa já exportou muitos das suas obras para a Europa e Japão, levando o nome da Parnaíba para outros países.