Por que é importante a participação do povo na discussão do Orçamento Participativo?

Nesta quinta (29) e sexta-feira (30) próximas estarão acontecendo, no auditório da Prefeitura Municipal, na Rua Itaúna, audiências públicas para a discussão do Orçamento do Município para o ano 2020, ocasião em que representantes da população vão ter a oportunidade de apresentarem ao Poder Executivo, através dos secretários municipais que estarão presentes, todas as necessidades e reivindicações de suas comunidades. Para isso, estão sendo expedidos convites a fim de que haja uma grande participação popular nas reuniões.

Para o Superintendente de Planejamento do Município, professor Anísio Neves, “Orçamento Participativo é um momento importante demais para a população como um todo, porque se ela se ausenta desse processo, a prefeitura é obrigada a preparar o orçamento do município dentro da visão dela, sem que identifique a visão das necessidades que a população tem, na sua rua e no seu bairro, em setores como educação, saúde e infraestrutura básica, daí a importância desta participação, para mostrar a necessidade de priorizar o que é importante para o povo”, frisou.

DECEPÇÃO

Nos últimos anos a ausência de líderes comunitários em discussões como essa tem sido bastante sentida, “porque o povo andava decepcionado porque nunca via suas reivindicações sendo atendidas”. Para o professor Anísio, “realmente há um descrédito por parte da população, até porque em nível de Brasil o orçamento é apenas autorizativo, não executivo, ou seja, as ações ficam a critério do prefeito. Mas nós vamos nesses dois dias de debates mostrar o que foi solicitado no ano de 2017 para o orçamento de 2018 e em 2018 para a montagem do orçamento de 2019. Grande parte do que foi reivindicado foi realizado pelo prefeito. Não foram atendidos todos os pedidos, por conta das quedas nos repasses federais em função da crise. Mas mesmo assim é importante a participação de todos, porque se a população não disser o que quer, como é que o prefeito pode fazer?” – finalizou.

Todos os secretários vão estar presentes, dialogando com a população, mostrando o quem foi feito e o que ainda será realizado pela atual administração. Confira: