Parnaíba recebe primeiro lote da CoronaVac e vacinação inicia na quarta-feira (20)

Após a liberação da Agência de Vigilância Sanitária, ANVISA, as primeiras doses da vacina, Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac, chegaram a Parnaíba.

A aeronave transportando as 1.314 doses da vacina pousou no Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva – na manhã de terça-feira (19), às 7h30

Avião que trouxe as doses da vacina

A orientação do Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, é para que a Secretaria Municipal de Saúde, nessa primeira fase, tenha atenção especial aos idosos e aos profissionais que convivem diariamente na prevenção ao vírus.

A Secretária de Saúde do Munícipio, Leidiane Pio, esclareceu que as doses da vacina chegarão aos poucos, assim como ocorre nas Campanhas de Vacinação, e que nessa primeira fase as doses serão aplicadas nos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19 e em pessoas idosas acima de 75 anos, que estão em asilos.

Com relação ao inicio da vacinação no restante da população a Secretária esclarece: “Nós ainda não temos uma previsão para a vacinação de toda a população. Temos um calendário que irá trabalhar com a população institucionalizada de 60 a 75 anos. Infelizmente, as doses que recebemos hoje não serão suficientes para vacinar nem todos os profissionais de saúde”, pontou a Secretária.

Leidiane Pio e Charles Lima

Charles Lima, chefe de imunização do munícipio, enfatizou que as doses recebidas nesse primeiro lote atenderão a 34% dos profissionais de saúde e que será dado prioridade aos que estão trabalhando em contato direto com o vírus (médicos, enfermeiros, técnicos de UTI, funcionários dos Prontos-socorros e Centros Covid).

“À medida que o Ministério da Saúde for enviando mais lotes da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar e avançar na vacinação. O objetivo é que toda à população esteja vacinada antes do final do ano”, disse.

Charles Lima – Chefe de Imunização

Segundo o último boletim divulgado, o munícipio de Parnaíba registrou 8.214 casos confirmados de contaminação pelo Covid-19, sendo que 8.061 pacientes conseguiram se recuperar, com 05 leitos clínicos e 01 leito de UTI.

Walter Fontenele
Fotos: Walter Fontenele/Bruno Santana