“Parnaíba em Ação” vem atingindo seus objetivos

O projeto “Parnaíba em Ação” criado para levar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Parnaíba para mais perto da população, vem atingindo o objetivo para o qual foi criado, que é oferecer um dia de lazer, entretenimento e oferta de vários serviços.

Já foram contemplados os bairros São Vicente de Paulo e Alto Santa Maria, onde a população desses bairros participou ativamente de todas as atrações, buscou os serviços oferecidos e participou ainda do sorteio de brindes.

Na barraca da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) nesses dois bairros onde o projeto foi realizado houve uma grande procura por renovação de cadastro e pessoas que queriam ser inseridas no Cadastro Único pela primeira vez. Também houve uma grande procura para aquisição do passe do idoso e do deficiente que dá direito ao uso do transporte coletivo gratuitamente. Houve também muita procura por informações do programa Criança Feliz e de todos os programas que são desenvolvidos nos CRAS de Parnaíba.

Na barraca do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica de Parnaíba (NEV) estão sendo dadas informações sobre violência física, violência psicológica, Violência sexual, violência patrimonial e violência moral e os caminhos a seguir por pessoas que sofreram esses tipos de violência.

Já na barraca da coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), são dadas informações sobre saúde em geral, com ênfase para os cuidados para evitar contrair dengue, chikungunya e zika vírus, além de explicações sobre alimentação saudável.

A Secretaria de Educação está também participando do projeto com o “Espaço Aprendizagem” que é um trabalho feito com as crianças de cada bairro onde o projeto for executado. Estarão também presentes em todos os bairros onde o “Parnaíba em Ação” for executado todos os projetos desenvolvidos pelos CRAS, entre eles, “brincando e aprendendo”, “fazendo arte” e o “Projovem”.

Texto: João Cancio

Fotos: Renato Farias