Prefeitura Municipal de Parnaíba

Mutirão de testagem de Covid-19 da Prefeitura de Parnaíba atende moradores dos populosos conjuntos Dom Rufino e Broderville

 

Como forma de diagnosticar precocemente a presença da Covid-19 na população e disponibilizar medicação e tratamento, a Prefeitura de Parnaíba já realizou milhares de testes rápidos em pessoas de todas as idades com sintomas gripais mais acentuados, em mutirões itinerantes nos bairros, em parceria com o SESC-PI, que disponibiliza carreta adaptada e equipamentos para a análise dos testes. Na tarde desta quinta-feira (25), as ações ocorreram no conjunto Dom Rufino II, e atenderam moradores da grande área populacional dos conjuntos habitacionais, além de regiões vizinhas, a exemplo do Broderville.

 

 

 

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou à Secretaria Municipal de Saúde que promovesse os mutirões itinerantes de testes da Covid-19 para priorizar o atendimento a casos confirmados da doença, com tratamento, medicação e acompanhamento clinico, psicológico e de assistência social, quando necessário. Da mesma forma em que ocorreu na Praça do Amor, na Lagoa do Bebedouro, no João XXIII e no Alto Santa Maria, a ação preventiva disponibilizou totens de álcool em gel para o público higienizar as mãos, tendas, cadeiras e espaço para coleta de sangue, consulta médica e recebimento de medicamentos. Os agentes da Guarda Patrimonial e da Guarda Civil do município apoiaram o trabalho das equipes no mutirão no Dom Rufino II.

 

 

Os profissionais da Prefeitura de Parnaíba também orientaram todos os participantes dos testes rápidos sobre os principais cuidados preventivos à Covid-19, independente do resultado do exame. O mutirão itinerante no Dom Rufino II vai continuar até amanhã (26). A Coordenadora da Atenção Básica do município, Lana Ibiapina, disse que a ação de testagem em massa nos bairros foi uma das decisões mais acertadas do Prefeito Mão Santa no enfrentamento ao novo coronavírus, pois além de garantir diagnóstico precoce, medicação e tratamento a muitos sintomáticos, aumenta significativamente as chances de recuperação da doença.