Mão Santa visita postos no dia D da campanha de vacinação contra Sarampo

Em decorrência do feriado de 19 de outubro, no Piauí, o dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo aconteceu neste sábado (26).

Acompanhado da primeira-dama municipal e dos secretários Valdir Aragão (Imediato) e Rejane Moreira (Saúde), o prefeito Mão Santa passou a manhã visitando as Unidades Básicas de Saúde do município que participaram do dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.

Antes porém, Dr. Valdir Aragão e a Secretária Rejane Moreira, concederam entrevista na Rádio Igaraçu FM, sobre a importância da vacinação em crianças, maiores vítimas do retorno da doença que, somente em 2018 teve 10.326 casos confirmados.

Devido à primeira fase da campanha de vacinação iniciada de outubro, a procura nos postos de saúde neste sábado (26), foi considerada baixa, porém satisfatória, visto que muitas das cadernetas apresentadas estavam “em dia” com o calendário de vacinas.

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Parnaíba ficaram abertas das 08 às 17h deste sábado (26). A Secretaria Municipal de Saúde deve apresentar na próxima semana os números de atendimento deste dia D.

Nesta primeira fase, o público-alvo foram crianças de 6 meses a 5 anos de idade. De acordo com o boletim do sarampo divulgado pela Ministério da Saúde, esse é o grupo mais vulnerável. Bebês de até 1 ano de idade apresentam incidência de sarampo 12 vezes maior que as demais faixas etárias.

A segunda fase, com data de início prevista para 18 de novembro, imunizará adultos de 20 anos a 29 anos de idade que não estão com a carteira de vacinação em dia. De acordo com o ministério, a vulnerabilidade acontece porque adultos nessa faixa etária nasceram após a erradicação da doença no país, o que retirou a obrigatoriedade da segunda dose da vacina.

Texto/Fotos: Bruno Santana