Prefeitura Municipal de Parnaíba

Maio Laranja em Parnaíba: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Foco

Na última sexta-feira(17), a Prefeitura de Parnaíba, se uniu à campanha nacional “Maio Laranja”, um movimento que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A data, marcada pelo trágico assassinato da menina Araceli Crespo em 1973, serve como um lembrete de que a luta por um futuro livre de violência para nossas crianças e adolescentes é um compromisso de todos nós.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), em parceria com diversas entidades, promoveu uma mobilização especial na Praça da Graça, no Centro da cidade. O evento, denominado “Maio Laranja – Faça Bonito”, contou com a participação da primeira-dama, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, assistentes sociais, Ruszel Lima Verde (promotor da 1ª Vara da Infância e Juventude), representa do Legislativo Municipal, além de um grande público composto por famílias e membros da comunidade.

O objetivo da mobilização é sensibilizar a sociedade para o compromisso de proteger crianças e adolescentes. Para isso, são promovidas atividades focadas na prevenção, que incluem a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100. Este serviço gratuito está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para receber denúncias e prestar assistência. O símbolo dessa campanha é uma flor amarela, representando a fragilidade e a necessidade de proteção das crianças.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, destacou a importância da campanha “Maio Laranja” e das ações promovidas pela Prefeitura para prevenir e combater o abuso sexual infantil. “A Sedesc, em parceria com outras entidades, está promovendo essa campanha de conscientização. Hoje, estamos na Praça da Graça com esse evento educativo para conscientizar e informar a população sobre os canais de denúncia e os serviços de atendimento disponíveis para crianças, adolescentes e famílias que sofrem violência”, ressaltou a Secretária.

Para abrilhantar ainda mais o evento e reforçar a mensagem de esperança e proteção, grupos de crianças e adolescentes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Parnaíba apresentaram belíssimas performances culturais, como danças e apresentações de balé. As crianças, com suas cores vibrantes e sorrisos radiantes, contagiaram o público e demonstraram a força da arte como ferramenta de transformação social.

A mobilização em Parnaíba foi um grande sucesso, reunindo centenas de pessoas em prol da causa da proteção da infância e adolescência. O evento serviu como um momento de reflexão, conscientização e engajamento da comunidade na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Lembre-se: em casos de abuso sexual ou exploração infantil, DENUNCIE! Não se omita. Juntos, podemos construir um futuro livre de violência para nossas crianças e adolescentes.

A Prefeitura Faz e Vai Fazer Muito Mais.

Por Walter Fontenele / Fotos: Meghe Alves