Centro POP de Parnaíba realiza ações para a proteção e garantia de direitos a pessoas em situação de rua

Voltado ao atendimento especializado à população em situação de Rua, o Centro POP faz parte das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), e conta com o atendimento de profissionais de várias especialidades: assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais. Uma das suas principais atividades é garantir segurança alimentar a moradores de Rua e pessoas em situação de vulnerabilidade. No espaço, que funciona na Rua Duque de Caxias, 614, são servidas quase cem refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e janta. Os beneficiados do projeto social recebem na sexta-feira os kits de alimentação para o período de final de semana, quando o local fica fechado.

Recentemente os profissionais da Centro Pop realizaram atividade referente ao Novembro Azul, campanha relacionada à saúde do homem em situação de rua. Na ocasião, contou-se com a colaboração da enfermeira da UBS Módulo 07, Mendonça Clack. Durante a atividade, a enfermeira fez orientações para o público alvo sobre os cuidados com a saúde do homem. Foi ofertado ainda um café da manhã especial para os usuários do Centro Pop.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa de Carvalho Moraes Souza, informa que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é um serviço da maior importância e existe em todo o Brasil, com o objetivo de resgatar direitos violados, fazer encaminhamento para a utilização de outros serviços públicos, quer seja na saúde ou em qualquer secretaria onde os usuários tenham necessidade. A gestora também destaca que o Centro POP trata-se de um espaço de acolhimento com a finalidade de assegurar a reinserção social da população atendida.

Texto: Ribamar Aragão