Adalgisa Moraes Souza participa da abertura da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parnaíba

A secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, a professora Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, participou na noite desta quinta-feira (16) da abertura da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parnaíba.

O evento realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), aconteceu no centro de qualificação Joana de Moraes Souza (Jeanete Souza), localizado na avenida Chagas Rodrigues e teve como tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias de proteção integral, com respeito a DIVERSIDADE.”

“Esse ano o tema é relacionado às consequências da covid, principalmente por conta do lockdown, e, nós sabemos que as consequências não foram boas. Muitas crianças e adolescentes vítimas de agressões em casa. Ao estudarem os casos, foi constatado que muitos deles já aconteciam de forma mais leve, mas, por conta do lockdown, sem conversar com outras pessoas, as agressões aumentaram e, o que se sabe é que o serviço público de saúde, teve uma procura muito grande depois do lockdown, e até durante também, por atendimento psicológico, psiquiátrico por pessoas que foram vítimas de algum tipo de agressão, não só crianças e adolescente, mas adultos também. Um outro problema para nossas crianças e adolescentes foi, a falta da sala de aula. Crianças gostam (e precisam) daquela socialização, daquele contato com os amigos e também gostam de estudar. Então, as aulas on line, fizeram esse afastamento, e, tudo isso contribuiu para um resultado negativo. Agora, estamos todos juntos, de braços dados, trabalhando para superar esses problemas e garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes através de políticas públicas, bem elaboradas, bem executadas e bem responsáveis”, destacou a secretária Adalgisa Moraes Souza.

Também estiveram presentes à solenidade de abertura, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Diana Pires, o presidente da Câmara de Vereadores de Parnaíba, vereador Daniel Jackson, a presidente da federação dos bairros do Piauí, Graça Viana, o presidente da associação solidária do desenvolvimento humano, Osvaldo Mavignier, o presidente da Caritas diocesana de Parnaíba, Afonso dos Santos, além de secretários municipais da prefeitura de Parnaíba.

A conferência tem continuidade durante toda esta sexta-feira (17), com seu encerramento previsto para às 18h com uma celebração cultural.

Texto/fotos: Bruno Santana