SEDESC e Educação promovem caminhada com grande mobilização em Parnaíba

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania “SEDESC”, através do CREAS, junto com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde de quinta-feira (18), a caminhada que marcou em Parnaíba a importante data.

 

 

Tendo como objetivo de unificar parcerias e mobilizar a população, “a campanha nacional de combate a violência sexual a criança e ao adolescente vem para combater os abusos e direitos violados dando a extrema importância à população em fazer o seu papel participando e conhecendo mais sobre a realidade que vivemos”, afirma Mary Lannes”  coordenadora do CREAS.

 

 

A Secretaria de Educação também participou das atividades, valorizando também a opinião dos estudantes que se fizeram presentes.

 

 

Fazendo uso de sua palavra, o Secretário de Educação, Roger Jacob, afirmou que “tudo que envolve as nossas crianças e adolescentes é fundamental e importante para nós da secretaria. A missão dada pelo prefeito Mão Santa, é que temos que ter nas escolas, um ambiente de ensino e aprendizagem de qualidade para que as crianças possam realmente ser felizes e assim alcançarem seu potencial. Para isso temos que cuidar e zelar de nossas crianças e adolescentes”, destacou.

 

 

Fizeram-se presentes: líderes, conselhos de direito, conselho tutelar, polícia militar, escolas convidadas e a população parnaibana.

 

18 de maio

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Por que 18 de maio?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. 

 

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. 

 

O que é violência sexual?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

 

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.