Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião BNB na Estação de Aquicultura

Representantes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico participaram na manhã de terça-feira (17), na Estação de Aquicultura, da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, de reunião da gerência do Banco do Nordeste, por meio da Superintendência Estadual do Piauí, com objetivo de fomentar o processo de estruturação de atividades econômicas dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cocal da Estação e Caraúbas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais, Edrivandro Barros, o objetivo é continuar com a parceria do município, já existente com o BNB, que foca na atividade principal que os quatro municípios vão escolher. “Vamos trabalhar em parceria a estruturação de cadeias produtivas, de acordo com a vocação econômica dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cocal da Estação e Caraúbas”, disse.

De acordo com o gerente-geral do banco, Agenor Paulino Trindade, o BNB vai ser um intermediador do processo na estruturação da cadeia produtiva e seu papel junto com poder municipal, estadual e com ideias locais juntamente com corpo técnico, escolhe qual a atividade prioritária que vai ser conduzida ao longo desse processo. “Após definição da atividade, o banco vai trabalhar para criar a estruturação desde produção primária até chegar ao consumidor no processo final da atividade escolhida”, afirmou Agenor.

Prodeter

Lançado em 2016, o Prodeter trabalha a partir dos eixos da sustentabilidade social, econômica e ambiental. A sustentabilidade social é garantida pelo incentivo ao associativismo e pelas ações coletivas coordenadas pelos comitês locais. A dimensão econômica é fortalecida pelos incentivos à capacitação dos produtores, que resulta na incorporação de inovações e aumento da capacidade produtiva. Já a sustentabilidade ambiental é fortalecida pela agregação do conhecimento técnico e científico e conhecimento prático dos produtores.