Secretaria Municipal de Saúde promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Foi realizada sábado último (14), no auditório da Prefeitura, uma palestra com o tema “Vamos Conversar?” – que é também o nome de um projeto desenvolvido por uma das palestrantes, a acadêmica de medicina Jéssica Carvalho, que trabalha com a temática da preservação da vida. Além de Jéssica, o psicólogo Demétrio Félix, professor da UFPI, que é supervisor clínico do plantão psicológico do Campus Reis Velloso, também falou do tema naquela manhã.

O evento teve a participação do secretário municipal de saúde, Leonardo Correia, um dos organizadores do evento; psicólogo Eudacy Braga, Coordenador de Saúde Mental do Município; estudantes da UniNassau e Campus Reis Velloso (UFPI), dentre outros profissionais da secretaria municipal de saúde.

Foram feitas várias abordagens do tema, inclusive citados números do problema no município. De acordo com o professor Demétrio Félix, “a situação é preocupante em nosso município, onde já foram registradas quase 150 tentativas de suicídio. No ano passado foram 16 suicídios. Este ano, só até agora neste mês de junho, já somam 17, informou.

Na ocasião foi anunciada a instalação em Parnaíba do Núcleo de Prevenção ao Suicídio, em agosto próximo, para oferecer apoio emocional  e capacitar os profissionais da área da saúde no município. A iniciativa é do estado e da secretaria de saúde, com o objetivo de fazer uma articulação com a rede de municípios da Planície Litorânea. O local onde Núcleo de Prevenção ao Suicídio deverá funcionar será no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA).

De acordo com o secretário municipal, Leonardo Correia, da saúde, outras palestras serão realizadas “em toda a nossa rede, nas unidades básicas de saúde, postos, enfim, vamos orientar, buscando novas parcerias como a que fizemos agora com o professor Demétrio e a Jéssica, a fim de fortalecermos as ações no sentido da preservação da vida. Vamos trabalhar esta temática não só em setembro – no setembro amarelo – mas durante o no todo”, destacou.