Secretaria de Educação promove análise da inclusão educacional, em Parnaíba

A Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria para Inclusão, realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma reunião com os gestores escolares do município, em torno da inclusão educacional especializada em Parnaíba. Dentro desta perspectiva, foi solicitado aos gestores participação na Conferência Municipal de Educação para decidir ações de melhorias para os próximos dez anos.

reunião com gestores  (2)

Há 18 escolas de Parnaíba, com salas de recursos multifuncionais e seus professores, que fazem um atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação. A disponibilidade dos serviços está em conformidade com a lei 6.571/2008.

reunião com gestores  (3)

Na ocasião, os gestores se utilizaram de questionários para diagnosticar a realidade dos alunos com necessidades especiais e a realidade da escola para posterior intervenção. Segundo a lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, é proibido ao gestor escolar ou autoridade competente recusar a matrícula do aluno deficiente ou sofrerá punição de multa de três a vinte salários mínimos. Nos casos de reincidência poderá haver a perda do cargo.

reunião com gestores  (1)