Prefeitura Municipal de Parnaíba

Reunião do Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Parnaíba

 

Foi realizada na manhã de hoje (8), nas dependências da Superintendência Municipal de Cultura, a primeira reunião dos membros do Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural da cidade de Parnaíba, instituído através de decreto assinado pelo Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza em setembro deste ano.

 

 

Nessa primeira reunião foram apresentados os novos membros do conselho e quais as ações que serão implementadas e também relacionar os imóveis que já foram beneficiados pelo programa; os projetos que estão em andamento, bem como o cronograma de reuniões que deverão acontecer no próximo ano.

 

 

O Coordenador  do Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural da cidade de Parnaíba é Iomar Santos Pereira, que é também conselheiro do fundo e integrante da Superintendência Municipal de Cultura.

 

 

Segundo Iomar, uma das atribuições do Conselho é manter e preservar o centro histórico de Parnaíba, possibilitando a restauração dos imóveis, para pessoas físicas como também para pessoas jurídicas. Ele disse também que a criação do conselho se deu através do Programa de Financiamento de Imóveis Privados, que foi lançado pelo governo federal em 2009 e o município de Parnaíba aderiu a esse programa em 2011, quando recebeu recursos superiores a 1 milhão de reais para quem tivesse interesse em reformar seus imóveis tombados ou localizados no entorno, que poderiam ser residenciais, mistos ou comerciais.

 

 

Como os recursos que foram disponibilizados pelo governo federal, Iomar disse que como isso se deu através do Ministério da Cultura, dois agentes ficaram responsáveis para gerir esses recursos que foram o Banco do Nordeste e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN), sendo que este último funciona como fiscalizador.

 

Iomar Pereira informou também que três imóveis já foram beneficiados com os recursos desse programa em nossa cidade, sendo dois localizados na rua Riachuelo e um outro na rua Benjamin Constant, mas existem também cinco projetos em andamento, sendo que três precisando da assinatura do contrato e dois localizados na avenida Presidente Vargas, que aguardam a liberação dos recursos.

 

Texto: João Câncio

Fotos: Vanusa Costa

Edição: Yuri Britto