Prefeitura Municipal de Parnaíba

Realizada a abertura da Conferência Municipal de Educação no auditório da Escola Roland Jacob

 

A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Educação do Município, iniciou nesta sexta-feira (08), no auditório da Escola Roland Jacob, a Conferência Municipal de Educação, tendo como tema: “A consolidação do sistema de educação (SNE), o plano Nacional de Educação (PNE) e o plano municipal de educação (PNE), constituindo-se em compromisso com a educação de qualidade de Parnaíba”.

 

 

O maestro Beetholven Cunha foi o convidado especial para abrir a Conferência Municipal de Parnaíba, tocando e cantando músicas do período natalino.

 

 

A Coordenadora geral da Conferência, Jalma de Sousa Guimarães abriu oficialmente a Conferência, convocando a todos ao engajamento nos debates para a geração de soluções que melhore cada vez mais a educação do Município. “Hoje é um momento muito importante para todos nós. Sei que não foi fácil chegarmos aqui, mas a hora é de contribuirmos para que tenhamos um momento significativo e produtivo. Foi uma jornada árdua, mas tenham certeza, que será gratificante”, explicou Jalma Sousa.

 

“O objetivo maior dessa Conferência é levarmos nossas proposições, aprovadas na plenária final, para participar da conferência Nacional – CONAE, onde iremos trazer o levantamento que nós fizemos de como estar hoje o nosso campo municipal de Educação”, disse.

 

 

O Secretário da Chefia de Gabinete da Prefeitura, professor Israel Correia, representando o prefeito Mão Santa, falou da importância desse momento histórico para a educação do Município, momento que promete trazer muitos bons frutos para toda a sociedade. “Orgulha-me ter aqui nesse momento a presença da Universidade Federal do Piauí, do Instituto Federal e de outras instituições de nível superior, porque diante dessas autoridades acadêmicas está o produto de nosso trabalho. A universidade chegou à cidade de Parnaíba em 1969 e institucionalizou-se em 1971, 20 anos depois eu tinha a audácia de dizer que a chegada da universidade em Parnaíba tinha sido o melhor investimento de todos”, destacou Israel Correia.

 

“Hoje represento o prefeito Mão Santa, que sempre lutou pelas universidades em Parnaíba e que colocou como meta de seu governo, a qualidade da educação na rede municipal de ensino. Essa Conferência é apenas o início desse nosso sonho”, disse.

 

 

Eliaquim Nunes, representando a Secretária de Educação, Altair Maria Sousa Marinho, agradeceu a todos da equipe que se esforçaram para a realização da Conferência, fazendo um pedido, em nome da Secretaria de Educação, para que todos os envolvidos aproveitem ao máximo a oportunidade de mudar para melhor o cenário da Educação no Município, e que as soluções encontradas nos debates não se limitem a letra no papel, mas que essas soluções possam vir ao mundo prático, sendo reproduzidas como um instrumento de transformação social”, disse.

 

 

Visando democratizar e alcançar melhores objetivos, a Conferência Municipal de Educação foi dividida em oito eixos, cada qual com seus temas específicos que irão gerar debates em prol da qualidade da educação do município, elegendo delegados que irão fazer parte da Conferência Intermunicipal de Educação.

 

A conferência prossegue neste sábado (09), iniciando com o “momento cultural”, seguindo até às 17h00, quando acontece  a Plenária, para a escolha dos delegados que irão participar da Conferência Intermunicipal de Educação.