Prefeitura inicia consulta pública para a elaboração do Orçamento Participativo 2019

Foi realizada na manhã de hoje, no auditório da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), a primeira reunião da consulta pública visando a elaboração do Orçamento Participativo 2019. Presentes, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa; a Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza; o superintendente de Planejamento, Anísio Neves e sua equipe, além de convidados de classes representativas da comunidade parnaibana, como: as associações, os Conselhos Municipais, sindicatos, dentre outras entidades, para as quais houve convite público.

O prefeito abriu a reunião fazendo uso da palavra para dizer da importância do momento “em que a administração se aproxima do povo, na busca constante de corrigir os rumos do governo”, frisou. Ele elogiou o empenho do professor Anísio Neves, no planejamento da lei orçamentária para o ano que vem, destacando também o bom relacionamento do Poder Executivo com o Legislativo, com a diferença de que em outros lugares, governos negociam secretarias e ministérios, o que não ocorre em Parnaíba, onde o relacionamento do prefeito com os vereadores é dos melhores, sem oferta de nada em troca.

O superintendente Anísio disse, por sua vez, que este ano o Planejamento adotou um modelo diferente do ano passado, descentralizando o processo, prestigiando cada secretaria. A discussão do orçamento participativo, ao invés de juntar todas as secretarias numa só discussão, separou-as, começando hoje (29) pelo Desenvolvimento Social; amanhã, dia 30, na Secretaria de Educação, com a oficina temática só da educação, a partir das 9:00 horas da manhã; e, finalizando, na sexta-feira, dia 31, no auditório da prefeitura, com oficinas de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Esportes, com início às 7:30h; às 9:30h, oficina temática sobre saúde e às 11:00h, Infraestrutura, Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana, Setor Primário e Meio Ambiente.

A Secretária Adalgisa Moraes Souza também se pronunciou, falando da importância da sociedade em acompanhar o que o governo está fazendo e o que pretende fazer com os recursos oriundos dos impostos que todos pagam. “Temos uma tributação muito injusta, os impostos são altos e é preciso que a população saiba em que esse dinheiro está sendo empregado. É preciso transparência dos governos”, pontuou a secretária, ao afirmar que, para 2019, “estamos com programas e projetos voltados para todas as faixas etárias da população. Vamos continuar trabalhando porque a população merece melhor qualidade de vida e é ela a melhor credora de nossas ações” – destacou.

Foi dada a palavra para os presentes fazerem suas reivindicações, que foram respondidas pelo superintendente Anísio e pela Secretária Adalgisa. Ao final foi servido um lanche aos presentes.