Parceria entre a Sesa e o Hospital Marques Basto possibilita mutirão preventivo contra o câncer de próstata

Assim como ocorreu durante o mês passado, com ações referentes ao projeto “Outubro Rosa”, quando foram realizados mutirões comunitários com a oferta de exames e consultas gratuitas acerca do câncer de mama e do colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) uniu-se mais uma vez com o Hospital e Maternidade Marques Basto, desta vez para levar prevenção aos homens, quanto ao câncer de próstata. De acordo com a coordenação da Atenção Básica do Município, mais de 100 pacientes foram atendidos.

Neste sábado (11), o hospital abriu as portas da instituição para a classe masculina se prevenir contra o câncer de próstata, enfermidade que tem crescido assustadoramente entre os homens. Por meio do projeto “Novembro Azul”, foram disponibilizados consultas e exames preventivos, com o rastreio da enfermidade. De acordo com a médica Renata Beltrão, essa foi mais uma grande vitória, uma vez que muitos homens ainda nutrem certo preconceito quanto ao assunto.

“O público masculino atendeu aos nossos apelos, superando nossas expectativas, vindo fazer o rastreio do câncer de próstata, que é muito comum entre os homens acima dos 40 anos. Naqueles pacientes onde detectamos alteração na próstata, vamos encaminhá-los para um urologista, além de acompanharmos com os exames e, caso seja necessário, esses pacientes serão encaminhados para tratamento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, a Unacon”, informou a médica.

Diante da grande procura, na primeira semana de janeiro deverá ocorrer outro mutirão para serviços de oncologia e, daqui a 15 dias, será feita outra ação preventiva, desta vez contra o câncer de pele. O vereador Carlson Pessoa, líder do governo municipal na Câmara, acompanhou toda a ação e destacou a importância da ação conjunta.

“Estou saindo daqui muito feliz porque essa parceria entre a Prefeitura e o Hospital Marques Basto tem dado certo e porque os homens têm despertado para a importância de cuidar da saúde. O câncer de próstata é uma grande ameaça entre os homens e não devemos dar espaço ao preconceito. Parabéns aos que procuraram o hospital porque a saúde está em primeiro lugar”, destacou o parlamentar.